quarta-feira, 25 de novembro de 2009

INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE 35 SALAS DE CINEMA EM TODO O PARÁ JÁ ESTÃO ABERTAS


Já estão abertas as inscrições para o Edital “Cine Mais Cultura Pará”, uma parceria entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com o Ministério da Cultura, que possibilitará a criação de 35 salas de exibição em todo o Estado, distribuídas proporcionalmente entre as 12 Regiões de Integração, democratizando o acesso às políticas na área audiovisual.
O lançamento do programa aconteceu no dia 19 de Novembro de 2009, no Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas. Depois da seleção dos pontos de cultura, esta é mais uma ação do Programa Mais Cultura, que foi criado para democratizar o acesso aos bens culturais por todos os brasileiros, em parceria entre o Pará e o Governo Federal. O edital pode ser acessado no site: www.secult.pa.gov.br
O Edital selecionará projetos de Organizações Culturais e Sociais, juridicamente constituídas, e disponibilizará equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. A apresentação deve contar com a participação de produtores culturais, gestores, cinéfilos, cineclubistas, grupos e movimentos culturais.
O “Cine Mais Cultura Pará” terá investimento de R$ 525 mil – 66% recursos federais e 33% contrapartida do estado. Ação do Programa Mais Cultura, o Cine Mais Cultura visa promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição gratuita de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos grandes centros urbanos.
As iniciativas selecionadas receberão kit com telão (4mx3m), aparelho de DVD player, projetor digital, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som, amplificador, dois microfones sem fio, dentre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens de todas as épocas, para todos os públicos). O acervo completo da Programadora Brasil reúne atualmente cerca de 500 obras organizadas em 154 programas (DVDs).
Edital – Podem concorrer ao edital entidades privadas sem fins lucrativos do Pará que desenvolvam ou queiram desenvolver ações de exibição de obras audiovisuais e contribuir para a formação de plateias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras.
As inscrições podem ser feitas de 19 de novembro de 2008 a 22 de janeiro de 2010 e entregues no protocolo geral da sede da Secretaria de Estado de Cultura do Pará ou endereçadas por meio dos serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), via Sedex ou carta registrada, até o último dia de inscrição para “Edital Cine Mais Cultura Pará 2009”, Avenida Governador Magalhães Barata, 830, São Brás, CEP. 66063-240, Belém/Pará.
O edital estará disponível nas páginas eletrônicas do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), da ação Cine Mais Cultura (www.cinemaiscultura.org.br), da Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br), dos Territórios da Cidadania (www.territoriosdacidadania.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (http://www.secult.pa.gov.br/) e do Governo do Estado do Pará (www.pa.gov.br). O resultado da seleção será divulgado no Diário Oficial da União, no Diário Oficial do Estado do Pará e nos respectivos sites acima. De acordo com o Anuário de Estatísticas Culturais 2009, a maioria das salas de cinema no Brasil encontram-se na Região Sudeste (1.244). Por sua vez, a Região Norte aparece em último com apenas 60 salas. Dessas, 20 estão no Estado do Pará.

INFORMAÇÕES: ZHUMAR DANTAS – 4009-8712 ou 4009-8746.


FONTE: Assessoria de Imprensa - SECULT

Nenhum comentário:

Postar um comentário