quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Escritora alemã Herta Mueller vence o Nobel de Literatura 2009


A escritora alemã Herta Mueller, 56, é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2009. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Academia Sueca, em Estocolmo. Mueller é a 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura, que premia autores desde 1901.
Herta Mueller tem apenas um livro traduzido para o português, "O Compromisso", lançado em 2004 pela editora Globo com tradução da escritora Lya Luft.
O livro conta a história de uma ex-operária da indústria têxtil que, com certa regularidade, é chamada para prestar depoimento ao ao major Aldu, da polícia secreta da Romênia, durante o regime totalitário de Nicolae Ceausescu (1918-1989), que governou o país entre 1974 e 1989.
Durante o anúncio como vencedora do Nobel, Mueller foi definida como "alguém que, com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, retrata a paisagem dos desfavorecidos".
Mueller nasceu na Romênia e estreou na literatura em 1982, com uma reunião de contos intitulada "Niederungem", que foi imediatamente censurada pelo governo comunista na época.
Em 1984, uma versão de seu livro de estreia foi publicada na Alemanha, e o trabalho, que descreve a vida em um pequeno vilarejo de língua alemã na Romênia, foi devorado pelos leitores.
Em seguida, a autora lançou "Oppresive Tango" na Romênia. Por conta das críticas ao governo do país, Mueller e seu marido emigraram para a Alemanha em 1987.
Pelo título de Nobel de Literatura, a escritora receberá a quantia de US$ 1,4 milhão.
As indicações são feitas por professores, escritores já laureados e membros das academias de letras do mundo inteiro. A tradição é manter o segredo sobre os votos, mas neste ano a professora dinamarquesa de literatura Anne-Marie Mai revelou ter indicado Bob Dylan.


FONTE: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário